Serrapilheira e a ação dos fungos

Serrapilheira e a ação dos fungos

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Estrutura da Atmosfera

Camadas da Atmosfera

fonte: Passeweb (portal de estudos)


fonte: Youtube - Estrutura da atmosfera

 Troposfera

  
A troposfera e a parte mais baixa da atmosfera ela possui aproximadamente 14 Km de espessura, nela esta contida a maior massa atmosférica cerca de 75%, sua espessura nos trópicos pode atingir aproximadamente17 Km e nos pólos é mais delgada atingindo até 7 Km. É nela onde se desenvolvem a maioria dos fenômenos climáticos. Nesta primeira camada da atmosfera pode-se observar um fenômeno bastante interessante, que é a queda da temperatura com o aumento da altitude que se estabiliza e para de diminuir na tropopausa que é camada intermediaria entre a troposfera e a estratosfera.
Estratosfera

Estratosfera é a segunda camada atmosferica é nela onde esta localizada a camada de ozônio a aproximadamente 25Km de altitude. Parte dessa camada apresenta-se isoterma a uma temperatura de 60ºC negativos, entre 12Km e 25Km.
A 25Km de altura, limite da camada isoterma é onde esta localizada a camada de ozônio O3, a partir desta altitude a temperatura aumenta rapidamente  até 32Km de  altitude e depois mais rapidamente pode atingir até uma temperatura de 0ºC a cerca de 50Km de altitude (Camada quente),  devido à forte concentração do ozônio, cujo papel principal é de funcionar como filtro protetor contra a radiação ultravioleta.
Na estratosfera existem duas faixas de ventos horizontais um que parte do Emisfério Norte e outro do Sul, estes ventos possuem altas velocidades entre 100 e 250 Km.h-1 estes ventos são chamados de jet stream (corrente de jacto)  e deslocam-se no sentido do movimento de rotação da Terra (de Oeste para Leste).

Mesosfera

A estratosfera se encerra a aproximadamente 50Km de atitude, a camada limite entre a estratosfera e a mesosfera é a estratopausa, a partir desta região intermediaria a temperatura volta a cair até atingir aproximadamente -90ºC já na mesosfera a uma altitude de 80Km de altitude.
A mesosfera é camada dos meteoros, pois é graças a ela que podemos observar o fenômeno da queda dos meteoros, o calor gerado pela resistência oferecida nesta camada faz com que estes objetos (meteoros e meteoritos) se inflamem dando origem ao fenômeno das estrelas cadentes. Na mesosfera é observada a queda da temperatura, esta queda deve-se a baixissima concentração da massa de ar presente nela e do afastamento da camada de ozônio, localizada a uma altitude de aproximadamente 25Km de altitude.

Esta camada mesmo apresentando baixa concentração da massa de ar atmosférico oferece resistência aos objetos que adentram a atmosfera contribuindo tanto com a destruição quanto com a fragmentação dos meteoróides minimizando os danos causados a Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário